Arquivos

Propostas e mudanças

A convocação de Tite para os dois últimos compromissos pelas Eliminatórias Russia 2018 ante Bolívia (5/10 na altitude de La Paz) e Chile (10/10 no estádio do Palmeiras) veio com surpresas em testes, atreladas a propostas de jogo alternativas.

Lembrando que somente neste país até o resultado – mesmo diante da classificação e campeões do grupo – suscita paixões incontroláveis em detrimento à real necessidade de novas experimentações, que são parte integrante do planejamento. Bem parecido com outras áreas tupiniquins!

Além disso, Bolívia já desclassificada, mas com a ausência de oxigênio para nossos atletas selecionados e o Chile, que virá desesperado – dependendo de seu penúltimo resultado em casa – por ao menos um empate que o leve a uma repescagem, num extremo ponto.

Tite, que convocou 24 atletas, se irritou com as perguntas sobre a não convocação do goleiro Vanderlei do Santos, que realmente faz por merecer. O problema está na confiança que Taffarel tem em Alisson, hoje titular da Roma e vindo de uma impecável partida contra o Atlético de Madrid, Ederson muito bem no City de Guardiola (meu, titular diga-se de passagem!) e Cássio, que não foi bem na última rodada e não sabe jogar com os pés, mas é um goleiraço. Pelos critérios, previa Vanderlei no lugar de Cássio.

Nas laterais, um conforto e uma dúvida: Fagner finalmente não foi chamado, porém, Danilo, hoje no City na reserva do ótimo Walker, não creio que possa ser melhor que o também reserva Rafinha do Bayern, já testado e ido bem. Ele é reserva de Kimmich. Daniel Alves e Marcelo, sem restrições. Já Filipe Luis deveria ceder lugar para Alex Sandro, em melhor fase.

Uma ótima notícia na defesa: Jemerson na vaga de Rodrigo Caio, em declínio técnico. Marquinhos e Miranda bem entrosados e Thiago Silva recuperando a confiança: ponto significativo com Tite.

Uma mudança de proposta de jogo reflete-se na possível tentativa de Casemiro e Fernandinho atuarem juntos, na marcação, no passe, na movimentação de uma intermediária a outra e na chegada em gol, uma vez que o bom e versátil Fred do Shakthar vem para incomodar positivamente Renato Augusto e sua escolha por atuar no futebol chinês, fatura que começa a pagar e a justificativa, talvez, pela escolha de 24 atletas desta vez. Fred passaria a ser ótima opção por este setor, assim como o jovem e inteligente Arthur do Grêmio. Gratas surpresas, as melhores ao lado de Jemerson vencendo a disputa com Rodrigo Caio.

Paulinho poderá ser utilizado talvez como um “falso nove” com sua versatilidade em vários setores do campo e mais: poderá formar um quadrado pelo meio – que lembra a Alemanha de 2014 – com a organização de Philippe Coutinho e revezamento pelos lados, ampliando o campo de atuação e triangulando com os laterais.

Podemos somar a isso o meia e atacante William, como um “coringa” ofensivo em apoio a Coutinho e Paulinho. Todos podem se juntar a Neymar e Gabriel Jesus no ataque. Atacar com 5 ou 6 jogadores contra retrancas, sem perder a cobertura e a compactação. Triângulos ofensivos e defensivos.

A volta do experiente meia Diego do Flamengo pode ser interessante para alternativas de jogo mais cadenciado e criativo. Ele ainda tem mais chegada na área que Arthur e bem melhor criação que Paulinho e Fred. Gostei de não ver mais o atual Giuliano sendo chamado, assim como Fagner.

Compreendo a convocação de Firmino, que vai muito bem no Liverpool, mas tem um limite para ver se dá resultado. Preferia ver Luan (por que não foi chamado de novo e testado?) como alternativa na posição, flutuando.

Já quanto a Tardelli, hoje na China, tenho tantas dúvidas quanto Paulinho na época que foi chamado pela primeira vez por Tite. Taison foi muito bem contra a Argentina e iniciou bem a Champions League. Não entendi nada a mudança por Tardelli. Surreal, uma vez que Douglas Costa não vem bem.

Apesar de Tardelli, Firmino, Cássio e Filipe Luis, a melhor convocação até o momento!

E, sobretudo, o leque maior de probabilidades e variáveis com mudança de poucas peças ao longo das partidas: 4-1-4-1, 4-2-3-1, 4-5-1, 4-2-2-2, 3-4-3, 4-2-1-3 e por aí vai, dentro do processo dinâmico, de postura e mental!

 

TwitterFacebookEmailPocketGoogle+Compartilhar

4 respostas a Propostas e mudanças

  • Douglas Miguel disse:

    Eu achei a lista muito boa, apesar que toda lista tem um nome que é questionável. Mas eu tenho muita confiança no Tite, e aqui ele só convocou jogadores que ele tem uma boa confiança.

    • Darcio Ricca disse:

      Douglas Miguel,

      Concordo contigo. Infelizmente, no país dos 7 a 1, já acham que ele faz média com empresário, levando um por fora e tantas outras teorias conspiratórias que estão cansando, como nosso país!

      Um abraço,

      Darcio Ricca

  • 4nasa disse:

    faltou o felipe mello…..1abraço 4nasa.